Entenda a jornada de compra de seu cliente

Entenda a jornada de compra de seu cliente

Conhecer a jornada de compra do cliente, ou seja, suas etapas de relacionamento com seu produto ou serviço, é fundamental

Clientes não caem do céu. Por mais orgânica que seja a chegada de um novo interessado no produto ou serviço oferecido pela sua empresa, existe um conjunto de etapas que indicam quais foram os passos de seu cliente. A jornada de compra, como esse modelo é conhecido, também te ajuda pensar em estratégias para corrigir eventuais erros e repetir os acertos em busca de novos clientes.

O que é jornada de compra?

A definição é bem simples: trata-se de todo o caminho percorrido por uma pessoa até que ela se torne seu cliente. Cada etapa da jornada de compra tem um significado específico e requer estratégias criadas especialmente para aquele momento.

Conheça os passos da jornada de compra do cliente:

 

1- Descoberta

Em muitos casos, a jornada de compra começa com uma pesquisa no Google quando  a pessoa tem uma demanda mas não sabe exatamente qual é. São pessoas que só descobrem que tem um problema quando são apresentadas a um determinado conteúdo que ensina sobre ele. Por isso, o marketing digital é tão importante: por meio de um post no blog da sua empresa ou mesmo uma publicação nas redes sociais, você pode despertar em alguém a necessidade pelo produto ou serviço que você oferece.

 

2- Reconhecimento

Depois de descobrir qual é o problema que precisa ser resolvido, o cliente reconhece que precisa buscar soluções. É fundamental que, nessa etapa, ele reconheça o que a sua empresa oferece como uma opção viável e eficaz. Afinal, ainda que você o tenha apresentado a uma determinada demanda, ele pode se desviar rapidamente e continuar a jornada de compra com o seu concorrente.

Criação de sites personalizados para direcionar seu cliente por toda a jornada de compras – conheça!

 

3- Consideração

Agora que o cliente já sabe que sua empresa tem uma solução para o problema dele, você precisa aproveitar o momento e criar formas de impedir que ele recue. Uma boa estratégia é o marketing promocional. Se você faz uma oferta com tempo limitado, por exemplo, isso pode estimular o interessado em fechar negócio com você. Mas é preciso ter tato para não pressioná-lo demais, ok?

 

4- Decisão

Essa é a etapa mais esperada, o objetivo de toda a jornada de compra.

Mas atenção: quando o cliente decide comprar seu produto ou contratar seu serviço, isso não significa que a jornada acabou. Ele precisa de elementos que o façam perceber que fez uma boa escolha e, claro, que abram a possibilidade de ele consumir a sua solução outras vezes! Para isso, o marketing de conteúdo continua sendo eficiente, junto com outras estratégias.

Quer saber mais sobre jornada de compra (ou funil de compras)? Fale com a gente!