Quer montar uma loja virtual mas não sabe por onde começar? A seguir, confira o passo a passo que preparamos para você!
Montar uma loja virtual nada mais é do que abrir um negócio próprio. Além de se regularizar perante a lei brasileira, como em qualquer outro negócio, é preciso se planejar:
- Conheça seu segmento;
- Saiba quem é o seu público, suas dores e desejos. Defina seu nicho de mercado;
- Proporcione soluções;
- Pense em um nome atrativo e otimizado (que contenha a palavra-chave do seu segmento, pois isso facilita ser encontrado);
- Descubra quem serão seus fornecedores, faça orçamentos e um planejamento financeiro.
01. Prepare-se para investir
Qualquer negócio próprio requer investimento para sair do papel. Aqui, os custos iniciais estarão ligados à compra de um domínio (endereço URL), hospedagem e contratação de uma agência para montar a loja virtual.
Aqui na Evolutiva, a criação de seu e-commerce é um investimento único. Você compra seu sistema e não paga aluguel mensal por ele. Claro, se desejar, podemos também te ajudar a administrar a plataforma. Trabalhamos com WordPress e Woocommerce, plataformas intuitivas e funcionais.
Você também terá que investir em marketing – e essa é a verba principal que você deve ter em mente. Sem divulgar, não haverá vendas, hein?
02. Aprofunde-se em seu cliente
Em seu planejamento inicial, você já estudou seu cliente, mas é preciso aprofundar-se nele, criar um relacionamento. E você consegue isso com redes sociais ativas, até mesmo antes de lançar o seu e-commerce.
Você precisará escutar o seu cliente – e potenciais clientes, aqueles que ainda não compraram nada de você, mas têm tudo para fazê-lo.
03. Trabalhe com marketing digital
Fundamental para a divulgação do seu negócio o marketing digital reúne um conjunto de estratégias para você aparecer e vender. Dentre elas, consideramos as mais importantes:
- SEO: técnicas para que seu site apareça organicamente no Google. Utilizamos marketing de conteúdo em nossas estratégias;
- Inbound: técnicas de atração do cliente, novamente com conteúdo rico e educativo;
- Redes sociais;
- Google Ads (links patrocinados).
04. Monitore resultados
Após montar uma loja virtual e trabalhar com marketing e divulgação, você precisará monitorar os resultados de acessos no site, de vendas e de desistências. E, a partir daí, criar estratégias para reduzir esse último número.
05. Aceite críticas e feedbacks
Desenvolva um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores. Aceite os feedbacks e tenha em vista sempre uma parceria longa e produtiva.
06. Invista em tecnologia
Em uma loja virtual, as mudanças devem acontecer rapidamente. Por isso, uma parte de seu investimento deverá ser voltada para a tecnologia. Muitas vezes, ferramentas podem te ajudar a analisar dados e promover insights para sua tomada de decisão. Assim como no marketing, é preciso ver a tecnologia como investimento e não como gasto.
O mesmo vale para segurança – a tecnologia tornará sua loja mais segura e, como consequência, impactará o cliente, que pode se tornar fiel!
Veja como montar sua loja virtual!
Quer saber mais sobre como montar um e-commerce? Somos parceiros de pequenas e médias empresas. Deixe-nos ser a sua escolha! Entre em contato para saber mais.
Se interessou? Vamos conversar! Solicite agora mesmo uma proposta para o desenvolvimento do seu e-commerce.