Desde sempre o objetivo do marketing é abraçar e entender o perfil do consumidor, traçando estratégias para mapear suas decisões de compra. Mas o que mudou de 2010 para cá?
Em 10 anos, a comunicação e tecnologia evoluíram na velocidade da luz, impactando diretamente no perfil do consumidor e seu comportamento. Com isso, o marketing precisou se reinventar para atender esse novo perfil, dando vida ao marketing digital.
Agora, vamos voltar um pouquinho no tempo:
Como o marketing alcançava os clientes?
E-mail marketing em massa! Os servidores de e-mails não tinham muitas restrições e por isso, muitas empresas de data mailing ofereciam listas segmentadas para disparos periódicos. Esse era o caminho mais limpo, mas muitas empresas compravam listas aleatórias e disparavam por conta própria. Hoje, o e-mail marketing possui 23923843 regras. Seu objetivo atualmente é nutrir os clientes ativos e atrair potenciais clientes, oferecendo informações mais refinadas. Importante: só recebe o e-mail quem autoriza através de alguma ação paralela. Esse processo faz parte do Inbound Marketing. E, graças a Deus, as listas em massa ficaram no passado.
E as mídias sociais, como eram?
Lembra do Orkut? Perdia força a cada dia, mas ainda existia. Essa rede chegou a contar com mais de 30 milhões de usuários no Brasil e tinha como ponto forte, as “comunidades”, que reuniam as pessoas por interesses em comum.
O Facebook já tinha 40 milhões de usuários brasileiros em maio de 2010. A divulgação de serviços estava movimentando as empresas, que podiam ser marcadas em check-ins da rede social.
Começava então os primeiros projetos de Gestão de Mídias Sociais, com imagens de produtos / serviços e contato direto com os usuários. Vale lembrar que o alcance era muito alto no início da década e as mensagens atingiam a todos.
Hoje, Gestão de Mídias Sociais, envolve um conjunto de ações muito mais complexo: produção de conteúdo (textos otimizados, imagens e vídeos atrativos), impulsionamentos, anúncios e mensurações de dados. Esse processo tornou-se primordial, considerando o aumento da concorrência digital e o alcance restrito no Facebook. Além disso, temos o Instagram, dominando o mercado social.
Não existia WhatsApp!
Os clientes se comunicavam por ligações, SMS ou e-mail. Inacreditável um mundo sem WhatsApp, não é mesmo?
O WhatsApp Business chegou ao Brasil e logo se transformou no maior canal de comunicação de pessoas físicas e jurídicas. Com ele, é possível automatizar respostas e criar listas de transmissão. Hoje utilizamos esse canal como ação de relacionamento e pós-venda no Marketing Digital.
E os sites?
Não havia muitas opções de plataformas online para a criação de sites. Na época, o forte era o Blogger.
Os sites institucionais eram criados do zero, com alto custo e longo prazo de desenvolvimento. Com a chegada do WordPress e outras plataformas CMS, o modo de criação evoluiu. E muito!
Hoje, muitos pontos são levados em consideração para o desenvolvimento de um site:
- Planejamento
- Estrutura e conteúdo (SEO)
- Experiência do usuário
- Versão mobile
- Acessibilidade
- Outros
O mundo gira muito rápido e as mudanças seguem na velocidade da luz. Alguém imagina como o marketing estará em 2030? Palpitem 😉